S. Vicente de Mascotelos

Memória Descritiva dos Símbolos Heráldicos

Roda dentada – É o símbolo da indústria, que tem desempenhado um papel importante na actividade económica desta freguesia.

Báculo e malho – O báculo pela importância da festividade em honra de Santo Amaro e o malho a agricultura existente.

Cabeça de boi – Representa a feira e o concurso de gado, ainda hoje muito visitada.

Caracterização e Síntese Histórica

Muito conhecida pelo nome Santo Amaro, Mascotelos está a menos de 4 quilómetros de Guimarães e é uma freguesia com óptima localização, na parte central-sul do concelho e com ligação à sua sede concelhia através das estradas nacionais 105 e 310. Muito activa e dinâmica, esta localidade realiza anualmente a Feira de Santo Amaro, de gado bovino, que atrai muitos habitantes e visitantes de Mascotelos. A origem do topónimo Mascotelos perdura incógnita. Porém, no ano de 1220, aquando das Inquirições de D. Afonso II, surge o termo 'Mazcotelis' e, três décadas depois, nas Inquirições de D. Afonso III, em 1258, o mesmo aparece com uma grafia diferente, 'Mascutellis'. Até culminar no nome actual, ainda derivou para 'Mazcotellos' e 'Mazcotelos'. Segundo a História, os primórdios da freguesia remontam ao século XI, em que se documentam doações reais aos nobres. Ao longo das épocas, já passaram por Mascotelos, suevos e visigodos, romanos e árabes. São Vicente de Mascotelos, como também pode ser intitulada, já esteve agregada administrativamente à freguesia de Polvoreira. A Igreja Paroquial da freguesia foi construída em substituição de uma outra Igreja Matriz, herança praticamente destruída, da qual sobram ruínas.

Património Cultural Imóvel

Igreja Paroquial, Gruta do Silêncio, Nicho do Imaculado Coração de Maria, Nicho de S. Vicente e Cruzeiro.

Locais de Interesse Turístico

Alto do Côto (Vistas Panorâmicas), Igreja Paroquial e Gruta do Silêncio.

Eventos

Feira e Concurso de Gado (Janeiro)

Filhos Ilustres da Terra

João Gomes de Oliveira (Abade de Tagilde) - Historiador, Arqueólogo, Escritor, Jornalista, Vereador e Presidente da Câmara de Guimarães (1853-1912).

Padroeiro

São Vicente

Festividades

São Vicente (22 de Janeiro), Santo Amaro (15 de Janeiro e domingo seguinte) e Imaculado Coração de Maria (Maio).

Equipamento e Serviço Social

Sede da Junta de Freguesia, Jardim de Infância (com ATL), Escola Básica do 1º Ciclo (com Cantina Escolar), Polidesportivo, Gimnodesportivo, Centro Social (com Creche, Centro de Dia, Lar para Idosos e Serviço de Enfermagem), Salão Paroquial e Capela Mortuária.

In: http://www.anossaterra.pt